quinta-feira, 9 de abril de 2015

Programa Jovens Embaixadores facilita o intercâmbio entre Brasil e Estados Unidos

Muita gente pensa que para fazer um intercâmbio é preciso ser maior de idade. Isso não é verdade, pois com o programa Jovens Embaixadores, quem é estudante de escola pública, e que tenha, até 31 de janeiro, de 15 a 18 anos completos, alegre-se e espalhe a notícia, o intercâmbio ficou mais fácil.

Os jovens do Brasil têm a chance de conhecer Washington, capital dos Estados Unidos e ainda estudar em instituições filiadas. A iniciativa é da Embaixada norte-americana no país e existe desde 2002.

Para participar é simples, basta atender aos pré-requisitos e se inscrever na página do programa no facebook: https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores. As inscrições geralmente começam nos meses de julho ou agosto. É destinado exclusivamente a alunos da rede pública de ensino brasileira e tem como exigência principal que o aluno (a) candidato (a) esteja engajado em atividades sociais/voluntárias.

Os jovens embaixadores 2014-2015 embarcaram para os Estados Unidos em 09 de janeiro. Para o processo seletivo 2015-2016 ainda não há datas definidas.

Etapas da seleção
Uma vez preenchido o formulário online (etapa 1) o sistema envia mensagem sobre o andamento do candidato – aprovado para a etapa 2 ou não aprovado. A não aprovação ocorre quando o inscrito não se encaixa nos pré-requisitos estabelecidos pelo programa.

Na segunda etapa o candidato precisa concluir o questionário preliminar e encaminhar documentos que comprovem os pré-requisitos para a instituição parceira mais próxima, tudo via internet.

Depois disso, as instituições analisam a documentação (etapa 3) e informam os candidatos da aprovação para a próxima etapa (4) que corresponde ao exame escrito com data e local informado pela instituição parceira.

Na etapa 5 ocorrem os exames orais e as visitas nas casas dos estudantes com melhores resultados. As etapas seguintes consistem na seleção dos jovens embaixadores, divulgação do resultado, providência dos documentos de viagem (passaporte e visto) e preparativos gerais.

Durante uma semana, os jovens embaixadores selecionados participam de atividades culturais, palestras e visitas socioeducativas em Washington. Depois disso são divididos em grupos e partem para diferentes estados onde são hospedados por famílias norte-americanas, frequentam aulas e participam de diferentes projetos e eventos.

Todos os custos da viagem são pagos pelo próprio programa. Você encontra os detalhes de cada etapa nesse link: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/enroll.html.

Confira os requisitos: 
·        Ter nacionalidade brasileira;
·        Ter entre 15 e 18 anos (a cada ano os inscritos não poderão ter mais que 18 ou menos que 15 anos até dia 31 de janeiro);
·        Ter pouca ou nenhuma experiência no exterior;
·        Nunca ter viajado aos Estados Unidos;
·        Ter boa fluência oral e escrita em Inglês;
·        Ser aluno do ensino médio na rede pública;
·        Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;
·        Apresentar excelente desempenho escolar;
·        Perfil de liderança e iniciativa;
·        Ser comunicativo;
·        Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
Comprovar estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado (ao menos 12 meses, contínuos ou não).

Nenhum comentário:

Postar um comentário