quinta-feira, 9 de abril de 2015

Maneirismo - 8º ano

Maneirismo é o nome empregado para designar as manifestações artísticas desde 1520, momento quando se inicia a crise do renascimento, até o início do século XVII. Todo esse período foi marcado por uma série de mudanças na Europa, que envolveram os movimentos religiosos reformistas e a consolidação do absolutismo em diversos países.
As guerras que envolveram a Itália e posteriormente a força da Inquisição irão determinar um grande êxodo de artistas e intelectuais em direção à outros países; "Os grandes impérios começam a se formar, e o homem já não é a principal e única medida do universo".

CARACTERÍSTICAS:
Nesse sentido se perceberá que o maneirismo tem características variadas, difícil de reuni-las e um único conceito.
O termo Maneirismo foi utilizado por Giorgio Vasari para se referir a "maneira" de cada artista trabalhar. Uma evidente tendência para a estilização exagerada e um capricho nos detalhes começam a ser sua marca, extrapolando assim as rígidas linhas dos cânones clássicos.
Muitos críticos consideram que o maneirismo representa a oposição ao classicismo e ao mesmo tempo, manteve-se como tendência artística até o desenvolvimento do Barroco, que marcaria a nova visão artística da Igreja Católica, após o movimento de contra reforma Alguns historiadores o consideram uma transição entre o renascimento e o barroco, enquanto outros preferem vê-lo como um estilo propriamente dito.

Os artistas passam a criar uma arte caracterizada pela deformação das figuras e pela criação de figuras abstratas, onde não havia relação direta entre o tamanho da figura e sua importância na obra.


Ao trabalhar o tema com o 8º ano, a Profª Denise utilizou a pesquisa na internet como recurso tecnológico.
Os alunos coletaram informações a respeito dos artistas que utilizam esta técnica, características e obras.
Na sala de aula foi possível fazer uma reflexão sobre a evolução técnica do Maneirismo, onde na Idade Média era feita através de pinturas e hoje na Arte contemporânea faz-se uso da tecnologia, através de softwares apropriados.
A partir de revistas, recortes e colagens os alunos realizaram, em duplas, uma composição Maneirista.
Posteriormente, de maneira individual, eles construíram um desenho de observação da própria composição feita em dupla anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário