sexta-feira, 10 de abril de 2015

Imortais - 7º ano


 

Ao trabalhar a Mitologia Grega, textos e livros sobre os mitos com o 7º ano, a Professora Rosane, na disciplina de Língua Portuguesa, ilustrou o tema através do filme "Imortais".


“Todas as almas são imortais, mas a alma do íntegro é imortal e divina”
É com essa citação de um filósofo grego que o filme Imortais começa e termina. Dos mesmos produtores de 300, trazendo do elenco como Teseu, Henry Cavill e o grande ator Mickey Rourke como o rei Hipérion, o filme é um show de efeitos visuais como 300, com as belas lutas sangrentas dinâmicas nos apresentada em câmera lenta. Sensacional.
Mas, se você que é historiador ou acredita que possa utilizar a obra como fonte de referência para mostrar aos alunos quem foi Teseu, essa não é a escolha.
O MITO
A versão mais aceita e difundida é a qual Teseu é apresentado como o filho de Egeu, rei de Atenas, e de Etra, filha do rei Piteu de Trezena- Peloponeso.  Há versões que apresentam Teseu como filho de Etra e Poseidon, portanto um semi deus. Este será conhecido como o deus protetor do herói.
Egeu afasta-se de Etra para salvar seu trono em Atenas e pede que ela conte a Teseu que é seu pai apenas quando for forte o suficiente para retirar a espada que deixara de debaixo de uma rocha. Esse feito é realizado quando ele completa 16 anos, e parte então, para encontrar o pai em Atenas.
Suas aventuras têm início no decorrer do caminho, e são 14 feitos, tais como em Epidouro quando vence Perifetes, filho de Hefesto, e consegue a clava de ferro que será sua arma; em Corinto, quando encontra Sínis, filho de Poseidon, e o lança amarrado em um pinheiro; a derrota da bruxa Faia e seu javali; a derrota do gigante Skyron, em Mégara; a morte do lutador Kerkyon;  e a derrota de Procusto, famoso por adequar as pessoas a sua cama de ferro.
Em Atenas, Teseu é recebido por sua madrasta, Medéia, que para tirá-lo do caminho do trono de seus filhos incita-o a enfrentar o touro de Maratona, o qual ele derrota. Seu pai, o reconhecendo expulsa Medéia, pois essa planejava envenená-lo. Ainda livra Atenas do jugo do Minotauro, com a ajuda de Ariadne. Após vencê-lo, Teseu deveria içar uma vela branca para seu pai Egeu saber que ele estava vivo, como Teseu esquece, Egeu acreditando ter seu filho morto, joga-se de um penhasco ao mar, que receberá seu nome: o mar Egeu. Teseu então, torna-se rei de Atenas, enfrenta as amazonas e tem um filho Hipólito, com a rainha das amazonas, Antíope.
No século V a.C., Teseu ganhou contornos verdadeiros. Não há confirmação de sua existências, mas os atenienses clássicos atribuem a ele a função de ter unido a Ática unindo-se aos espartanos contra os persas.
O FILME
A narrativa do filme é bem diferente da narrativa mítica. Num primeiro momento, antes de saber qual a história e ver o trailer do filme, quando ouvi dizer o nome Imortais, pensei logo nos guerreiros de elite persas. Me enganei.
No filme, Teseu é criado por sua mãe e é cético em relação aos deuses e tem como tutor Zeus, na aparência de um velho sábio que jamais se revela para ele como deus. É um camponês, filho bastardo que não tem o pai revelado no filme, e a mãe é a todo momento chamada de meretriz, pois dizem que fora estuprada por vários camponeses e depois não houve quem quisesse desposá-la.
O rei Hipérion está em busca de imortalidade, de propagar seus descendentes e que seu nome sempre seja lembrado, para isso ele tenta um grande feito: libertar os Titãs do Tártaro. Na mitologia, os deuses do Olimpo derrotaram os Titãs, inclusive Chronos, pais de Zeus, e foram aprisionados, com exceção do titã Atlas, que foi castigado a carregar o mundo nas costas.
Para libertar os Titãs, Hipérion tenta conseguir a informação de onde esta o arco de Épiro, que teria sido criada por Ares e permitiria libertar os titãs do Tártaro.
Hipérion mata a mãe de Teseu, e este sai em busca de vingança, encontra o arco de Épiro que é roubado pelas tropas de Hipérion. Este liberta os titãs do Tártaro e os deuses do Olimpo vem em auxílio para derrotá-los e impedí-los que saiam do Tártaro, façanha que é bem sucedida.
Teseu então é transformado em deus após matar o rei Hipérion, deixando como descendente o filho que teve com a profetisa que o guia.
CONCLUSÃO
Apesar de contar uma história inexistente na mitologia e não incorporar fatores fundamentais da vida de Teseu, e dar alguns deslizes como por exemplo a proteção por Zeus e não por Poseidon, ou a violação da oráculo sem consequência nenhuma, é um filme que vale a pena ser visto, pois trás um ponto de vista diferente a respeito de Teseu, dele sendo um simples mortal, mas de integridade tal que é  o preferido dos deuses e encarregado de salvar os helenos. Mesmo retratando essa história inexistente na mitologia, nos aproxima da história verdadeira em que os atenienses acreditavam que Teseu lutara em Tróia, e unificara a Ática, a ponto de Tucídides acreditar na sua existência, talvez seja essa versão da história do homem sobre o mito que foi tentada passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário