quarta-feira, 22 de abril de 2015

Dia do Livro Infantil





No último sábado (18/04) foi comemorado o Dia do Livro Infantil.







A data não foi escolhida ao acaso: trata-se de uma justa homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.


O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. 

Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infantojuvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. Fez isso de maneira única, combinando a identidade brasileira aos elementos da literatura universal, como a mitologia grega. 

A fim de comemorar esta data tão significativa, os alunos da Educação Fundamental/Anos Iniciais prepararam espetáculos para toda escola.

1º e 2º ano (Profª Márcia e Lilian): Dramatizaram a história: Os três jacarezinhos, da autora Helen Ketteman.








3º ano (Profª Fátima): Alguns alunos encenaram a peça de criação própria "A princesa que estava procurando um príncipe", lembrando os contos de fada, um gênero tão presente na literatura infantil.


4º ano (Profª Rita): Foi contato e apresentado histórias de Monteiro Lobato dos livros:
- A formiguinha e a Neve;
- O reformador do Mundo;
- A madrasta;
- A cumbuca de Ouro;
- O pulo do gato;
- O rabo do macaco. 



5º ano (Profª Rita): Dramatização de fábulas e histórias da Tia Nastácia, livros da coleção de Monteiro Lobato. Histórias apresentadas:
- A galinha dos Ovos de Ouro;
- O macaco e o coelho;
- O jabuti e a onça;
- O pulo do gato;
- Os dois ladrões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário