terça-feira, 10 de março de 2015

Dúvidas frequentes em relação a alunos Surdos:





Como funciona a INCLUSÃO?

Faz parte da inclusão que os alunos com deficiência auditiva permaneçam em sala de aula com os demais alunos, fazendo as mesmas atividades e obtendo o mesmo conhecimentos que os demais.

Qual a função do INTÉRPRETE?

O Intérprete é uma ponte entre dois idiomas distintos (Português e LIBRAS). Pode ser exemplificado como uma espécie de autofalante, que recebe e emite uma informação, só que neste caso emite em outro idioma. Sendo assim não é função do Intérprete o ensino ou a elaboração de atividades. Assim como os demais alunos, o aluno com deficiência auditiva é de responsabilidade do Professor, e deve ser acompanhado por este nas atividades.

Todo aluno Surdo faz LEITURA LABIAL?

Não. Cada deficiente auditivo tem uma perda de audição relativa. E sua capacidade de fazer leitura labial depende disso. Pessoas que nascem totalmente surdas tem menos chance de desenvolver essa habilidade.

LEGENDAS ajudam?

No caso de alunos com pouca perda auditiva e alfabetizados legendas em filmes podem ajudar, de acordo com o número de palavras de seu conhecimento. Lembrando que sua língua é a LIBRAS, o intérprete poderá fazer a tradução do conteúdo dos filmes mas o aluno perderá as imagens passadas pelo fato de olhar para as mãos do Intérprete ou para a tela em que passa o filme.

Todo aluno Surdo é ALFABETIZADO?
Na maioria dos casos não. Levando-se em conta o fato de aprendermos a ler e escrever pelo som, a maioria dos alunos surdos não chega a ser alfabetizado mas apenas letrado, o que significa que poderão copiar os conteúdos mas não saberão do que se trata a menos que o professor explique em sala e o intérprete faça a interpretação do mesmo. Outro ponto a ser observado é que cada um possui um grupo de palavras de seu conhecimento, sendo capaz de redigir textos, mas de maneira simples e as vezes sem concordância gramatical.

Posso DITAR a matéria ou EXPLICAR ao mesmo tempo em que escrevo no quadro?

Em caso de matéria ditada o intérprete poderá fazer a escrita, ou o aluno poderá fazer cópia de algum colega. Mas em caso de cópia + explicação simultânea o Professor deve lembrar-se de que o aluno tem apenas uma opção: olhar o quadro para fazer a cópia, ou olhar para o intérprete, as duas coisas ao mesmo tempo não é possível.

Atividades extras:

O aluno com deficiência auditiva depende de Interpretação para compreensão, sendo assim, qualquer atividade que exija interpretação deve ser feita em sala de aula.

Atividades em LIVRO:

Quando a atividade envolve ler um capítulo ou texto e resumir o Professor deve ter consciência de que o aluno surdo levará mais tempo que os demais para terminar, visto que se exige do Intérprete a leitura e interpretação total do capítulo ou texto para que o aluno possa em seguida fazer o que se pede.
                                                                                                    

Professor quando preparar uma aula, por favor, lembre-se do seu aluno Surdo...
Ele tem a mesma capacidade que os demais, só precisa receber a informação de forma correta. Lembre-se que quanto mais ele vê, mais ele aprende. Filmes, imagens, teatros...tudo que possa ser visualizado é de ajuda tanto pra ele quanto para os ouvintes que também tirarão maior proveito das aulas. 
Também tenha em mente que matéria dada, mas não explicada prejudica a absorção dos conhecimentos e mais tarde não poderá ser cobrada do aluno. 

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