quinta-feira, 10 de abril de 2014

107 anos de História

No dia de hoje comemoramos 107 anos de história, celebramos com muita festa e alegria....


ASSIM SURGIU NOSSA ESCOLA

          No ano de 1906, chegava nesta localidade, na época denominada Boa Vista, dona Lydia Leal Gomes com seus quatro filhos: Aidéia, Fidelcina, Venília e Álvaro, viúva do senhor Aldano Gomes. Como era viúva, conviveu algum tempo, nesta localidade, na casa de seu cunhado Henrique Zunino, esposo de sua irmã Anita Leal Zunino.
            No início do ano de 1907 conseguiu uma pequena casa na localidade, hoje denominada Canudos, onde dona Lydia passou a residir com seus filhos. Como era muito pobre, seu cunhado conseguiu, com os políticos da época, a criação de uma Escola Municipal, que teve seu início no dia 10 de abril de 1907. A primeira escola era uma choupana coberta de palha, que ficava ao lado da casa da Professora. Hoje neste lugar, reside a família Costa.

          Em 1910, desocupando uma casa na sede da Boa Vista, dona Lydia bem como a escola, transferiram-se para cá. Em 1912, a Escola, que era Municipal, passou a ser Estadual, e dona Lydia foi nomeada pelo Governo como Professora Titular da Escola. Na época, o número de alunos ultrapassava a 75 e dona Lydia era ajudada por sua filha Venília, porém não remunerada, apenas trabalhava por dever filial.

          Muitas gerações foram alfabetizadas por dona Lydia, que cansada, aposentou-se em 1929. Em 1.930, assumiu seu lugar, dona Maria Peixer, até chegar uma professora titular. No ano de 1.933, chegava como professora titular, a senhora Cecília Piazza Polli, permanecendo aqui até 1935. Com sua saída, assumiu a Escola a professora Lídia Jacowisks, permanecendo até 27 de julho de 1936, quando assumiu como professora titular, a senhora Dalila Baixo Tavares, na época com 71 alunos.
          No ano de 1940, a escola, que era Isolada, passou a ser Desdobrada , contando com 85 alunos. Chegou, para atuar como professora auxiliar, dona Maria Waltricki, ficando até 1944. Após, como dona Dalila não podia continuar lecionando sozinha, foi nomeada como professora auxiliar, dona Sebastiana Bittencourt. No ano de 1948, assumiu o lugar de dona Dalila, a professora Zulma Rosa da Silva, e dona Sebastiana Bittencourt continuaram como auxiliar.

       Com o aumento no número de alunos. Em 1949, a escola passou a ser Reunida com a denominação de “Escola Reunida Professora Aurora de Araújo”.
       No ano de 1963, a Escola Reunida passou a Grupo Escolar com o nome da primeira Professora da Localidade, isto é, “Grupo Escolar Professora Lydia Leal Gomes”.

          No ano de 1973, o Grupo Escolar Professora Lydia Leal Gomes, foi transformado pelo Decreto 293 de 18
de junho de 1973, em Escola Básica Professora Lídia Leal Gomes.

         Atualmente contamos com mais de 200 alunos desde as séries iniciais até o ensino médio, atendendo nos 3 turnos, matutino, vespertino e noturno, e este ano contamos com o programa Mais Educação, onde os alunos ficam em período integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário