sexta-feira, 22 de outubro de 2010

5ª Feira Estadual de Ciências e Tecnologias da Educação Básica

Após passarmos pela fase Regional em Tijucas, nossa Escola agora está representando a 16ª GERED de Brusque onde foi representados por dois trabalhos, sendo um de nossa Escola, RFID Aplicado ao Controle de Estoque, onde explanaram a importancia desta tecnologia em relação as inovações para o futuro de nosso Pais.
No evento mais de 72 projetos foram expostos na 5ª Feira Estadual de Ciências e Tecnologia que começou na utima quarta-feira (20) e terminou na quinta (21), em frente à reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Trindade, em Florianópolis.

A etapa estadual, assim como as regionais, foi promovida pela Secretaria de Estado da Educação (SED), que investiu cerca de R$ 450 mil. Com apoio da Universidade, a feira dá a oportunidade de se conhecer projetos elaborados com os conhecimentos aprendidos pelos alunos da rede pública estadual dentro e fora da sala de aula.

O evento serviu como incentivo à produção e popularização da cultura científica e tecnológica nas escolas. A maioria dos projetos é direcionada à sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

Todos os autores dos 73 trabalhos envolvidos ganharam troféu de participação e uma bolsa de Iniciação Científica. Uma comissão de avaliação formada por 34 mestres, doutores e especialistas de todas as áreas do conhecimento elegeram, por meio de três categorias - Ensino Fundamental, Médio e Profissional - os projetos que mais se destacaram no evento.


A importância de valorizar e desenvolver trabalhos na área das ciências colabora para o crescimento e avanço da sociedade, destaca o diretor de Educação Básica e Profissional da SED, Antônio Elízio Pazeto, que representou o Secretário de Estado da Educação, Silvestre Heerdt, na cerimônia, e um dos responsáveis pela organização da feira.

"Educação e conhecimento é algo que deve ser estendido a todo ser humano e eventos como esse, que priorizam a pesquisa científica e tecnológica, criam oportunidades para o fortalecimento da educação pública dentro e fora do estado de Santa Catarina", conclui o diretor.

A diretora de Administração da Fundação de Apoio a Pesquisa Científica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Maria Zilene Cardoso, encheu-se de orgulho ao afirmar que o Estado é o único do Brasil a investir recursos na área de Iniciação Científica Júnior.


"A Fapesc acredita nos nossos jovens. Temos a certeza que os estudantes catarinenses farão a diferença para o avanço do país. O meu desejo é que a feira do ano que vem disponibilize um número maior de vagas, pois dessa forma poderemos desenvolver mais pesquisas científicas no Estado", diz a diretora.

Além do diretor de Educação Básica e Profissional da SED e a diretora de Fapesc também compuseram a mesa o diretor do Departamento de Projeto e Extensão da UFSC, Nelson Canzian da Silva, e a coordenadora das Feiras de Ciências e Tecnologia da SED, Sinara Maraslis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário