Maneirismo é o nome
empregado para designar as manifestações artísticas desde 1520, momento quando
se inicia a crise do renascimento, até o início do século XVII. Todo esse
período foi marcado por uma série de mudanças na Europa, que envolveram os
movimentos religiosos reformistas e a consolidação do absolutismo em diversos
países.
As guerras que envolveram a Itália e posteriormente a força
da Inquisição irão determinar um grande êxodo de artistas e intelectuais em
direção à outros países; "Os grandes impérios começam a se formar, e o
homem já não é a principal e única medida do universo".
CARACTERÍSTICAS:
Nesse sentido se perceberá que o maneirismo tem
características variadas, difícil de reuni-las e um único conceito.
O termo Maneirismo foi utilizado por Giorgio Vasari para se
referir a "maneira" de cada artista trabalhar. Uma evidente tendência
para a estilização exagerada e um capricho nos detalhes começam a ser sua
marca, extrapolando assim as rígidas linhas dos cânones clássicos.
Muitos críticos consideram que o maneirismo representa a
oposição ao classicismo e ao mesmo tempo, manteve-se como tendência artística
até o desenvolvimento do Barroco, que marcaria a nova visão artística da Igreja
Católica, após o movimento de contra reforma Alguns historiadores o consideram
uma transição entre o renascimento e o barroco, enquanto outros preferem vê-lo
como um estilo propriamente dito.
Os artistas passam a criar uma arte caracterizada pela
deformação das figuras e pela criação de figuras abstratas, onde não havia
relação direta entre o tamanho da figura e sua importância na obra.
Ao trabalhar o tema com o 8º ano, a
Profª Denise utilizou a pesquisa na internet como recurso tecnológico.
Os alunos coletaram informações a
respeito dos artistas que utilizam esta técnica, características e obras.
Na sala de aula foi possível fazer uma
reflexão sobre a evolução técnica do Maneirismo, onde na Idade Média era feita
através de pinturas e hoje na Arte contemporânea faz-se uso da tecnologia,
através de softwares apropriados.
Posteriormente, de maneira individual, eles
construíram um desenho de observação da própria composição feita em dupla
anteriormente.
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