A dinâmica do Mercadinho é uma maneira
extrovertida e suave de se aprender matemática, faz com que os Alunos se
interessem pela disciplina e que sintam prazer em praticá-la, reconhecendo o
seu uso no dia-a-dia.
Avaliando o desenvolvimento dos Alunos perante a atividade
proposta, percebemos um grande entusiasmo por parte dos mesmos. É notável o
sucesso e resposta positiva quando se é aplicado o lúdico em sala de aula.
Metodologia:
Os alunos trazem embalagens de produtos de casa;
Em sala, através de panfletos de mercado é feito uma
pesquisa de preço e posteriormente fixados nos produtos.
O mini-mercado é montado com mesinhas para expor as
mercadorias e também personalização dos panfletos de ofertas com o nome da
localidade.
O trabalho é desenvolvido com a participação de dois alunos,
onde um é o caixa, que soma a mercadoria comprada pelo cliente e recebe do
mesmo, dando o troco se necessário e o outro é o cliente que pega o
carrinho de mercado, faz sua compra e logo em seguida passa no caixa e paga. Se
necessário, o caixa soma o valor das mercadorias usando o quadro branco. Em
seguida inverte os papéis, onde o cliente passa a ser caixa e o caixa passa a
ser cliente. A metodologia é realizada com todos os alunos da sala.
Através desta atividade foi possível trabalhar o sistema
monetário, as operações de adição e subtração e quantidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário