Como funciona a INCLUSÃO?
Faz parte da
inclusão que os alunos com deficiência auditiva permaneçam em sala de aula com
os demais alunos, fazendo as mesmas atividades e obtendo o mesmo conhecimentos
que os demais.
Qual a função do INTÉRPRETE?
O Intérprete é uma ponte entre dois idiomas distintos
(Português e LIBRAS). Pode ser exemplificado como uma espécie de autofalante,
que recebe e emite uma informação, só que neste caso emite em outro idioma.
Sendo assim não é função do Intérprete o ensino ou a elaboração de atividades. Assim
como os demais alunos, o aluno com deficiência auditiva é de responsabilidade
do Professor, e deve ser acompanhado por este nas atividades.
Todo aluno Surdo faz LEITURA LABIAL?
Não. Cada deficiente auditivo tem uma perda de audição
relativa. E sua capacidade de fazer leitura labial depende disso. Pessoas que
nascem totalmente surdas tem menos chance de desenvolver essa habilidade.
LEGENDAS ajudam?
No caso de alunos com pouca perda auditiva e alfabetizados
legendas em filmes podem ajudar, de acordo com o número de palavras de seu
conhecimento. Lembrando que sua língua é a LIBRAS, o intérprete poderá fazer a
tradução do conteúdo dos filmes mas o aluno perderá as imagens passadas pelo
fato de olhar para as mãos do Intérprete ou para a tela em que passa o filme.
Todo aluno Surdo é ALFABETIZADO?
Na maioria dos casos não. Levando-se em conta o fato de
aprendermos a ler e escrever pelo som, a maioria dos alunos surdos não chega a
ser alfabetizado mas apenas letrado, o que significa que poderão copiar os conteúdos
mas não saberão do que se trata a menos que o professor explique em sala e o
intérprete faça a interpretação do mesmo. Outro ponto a ser observado é que
cada um possui um grupo de palavras de seu conhecimento, sendo capaz de redigir
textos, mas de maneira simples e as vezes sem concordância gramatical.
Posso DITAR a matéria ou EXPLICAR ao mesmo tempo em que
escrevo no quadro?
Em caso de matéria ditada o intérprete poderá fazer a
escrita, ou o aluno poderá fazer cópia de algum colega. Mas em caso de cópia +
explicação simultânea o Professor deve lembrar-se de que o aluno tem apenas uma
opção: olhar o quadro para fazer a cópia, ou olhar para o intérprete, as duas
coisas ao mesmo tempo não é possível.
Atividades extras:
O aluno com deficiência auditiva depende de Interpretação
para compreensão, sendo assim, qualquer atividade que exija interpretação deve
ser feita em sala de aula.
Atividades em LIVRO:
Quando a atividade envolve ler um capítulo ou texto e
resumir o Professor deve ter consciência de que o aluno surdo levará mais tempo
que os demais para terminar, visto que se exige do Intérprete a leitura e
interpretação total do capítulo ou texto para que o aluno possa em seguida
fazer o que se pede.
Professor quando preparar uma aula, por favor, lembre-se
do seu aluno Surdo...
Ele tem a mesma capacidade que os demais, só precisa
receber a informação de forma correta. Lembre-se que quanto mais ele vê, mais
ele aprende. Filmes, imagens, teatros...tudo que possa ser visualizado é de
ajuda tanto pra ele quanto para os ouvintes que também tirarão maior proveito
das aulas.
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